Olá! Sou uma falante nativa de inglês e estou a começar a aprender português europeu. Uma das razões pelas quais estou a criar este boletim informativo com a ajuda de uma aplicação de tradução é para me ligar a mais estudantes de português ou falantes nativos de português europeu.
Escrevo sobre a região sul dos Estados Unidos, onde vivo, e sobre sítios em Portugal onde já viajei. Se se sentir inclinado, por favor deixe um comentário ou faça uma pergunta abaixo, de preferência em português. Farei o meu melhor para responder.
Em preparação para uma próxima viagem a Portugal, estou a refletir sobre algumas das minhas primeiras memórias alimentares neste país europeu. Em cada cidade ou vila que visitámos, eu e a minha mulher procurámos jantares à base de plantas e, por vezes, marisco fresco. Em Lisboa, encontrámos o 26 Vegan Food Project, um restaurante elegante com muitas e saborosas opções vegan.
Fizemos uma reserva para jantar cedo. Para chegar ao restaurante, entrámos num edifício e depois descemos uma série de degraus largos e compridos, tantos degraus. Lisboa é feita de degraus, tanto no interior como no exterior. Quando chegámos a um piso inferior, saímos para o exterior, atravessámos um pequeno espaço verde e entrámos no restaurante.
Nos anos em que procurei e encontrei restaurantes e cafés à base de plantas nas cidades para onde viajei em trabalho ou em férias, esses locais de refeições vegan eram frequentemente informais. A minha mulher e eu gostámos muito do brilho e da elegância do 26 Vegan Food Project.
Pedi o prato de massa fresca do dia, que era um ravioli caseiro recheado com tofu e, creio, tomates secos ao sol. O ravioli tinha um molho de natas vegan leve e saboroso. Comi imediatamente a massa deliciosa e apreciei cada dentada. Neste dia, fiquei grata por uma refeição vegan, saborosa e servida atempadamente.
Em Lisboa, tinha sempre espaço para a sobremesa. As ruas de paralelepípedos, as longas escadarias ao ar livre e as colinas garantiam que eu estava sempre com fome quando chegávamos ao nosso destino. Para a sobremesa, pedi o bolo de chocolate vegan. Quando a fatia de bolo chegou, era de sonho, sedosa e satisfatória.
Tens algum restaurante à base de plantas que recomendes em Lisboa? Se sim, por favor partilha o nome do restaurante abaixo.
Que bela fatia de bolo!